Concursos

Concurso “Mural Crítico”

Objetivo: Pesquisa, análise crítica, reflexão e exposição sobre temas relevantes da nossa sociedade atual.

Participantes: Todos os alunos da escola.

Votação: Na Escola e no Blog https://escolajoaquimnabuco.wordpress.com

Comissão julgadora: Professores, funcionários e responsáveis.

Prêmios: Serão divulgados em breve.

Temas escolhidos pelas turmas.

VOTE NO MELHOR MURAL!

Você pode votar, mas atenção: leia as justificativas e veja as fotos antes de votar. Vote quantas vezes você quiser!

Para votar não precisa ser da comunidade escolar (aluno, responsável, professor ou funcionário), então convide seus amigos para participar também!

Turma 1601: Meio Ambiente

Justificativa do tema:

ESCOLHEMOS COMO TEMA DE NOSSO TRABALHO “A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NO RIO DE JANEIRO”, JÁ QUE, CARIOCAS POR NASCIMENTO OU POR ADOÇÃO, SOMOS TODOS CARIOCAS DE CORAÇÃO E QUEREMOS SER PARTICIPANTES EFETIVOS PARA QUE NOSSA CIDADE, LINDA POR NATUREZA, SEJA REALMENTE “A CIDADE MARAVILHOSA”.

SABEMOS QUE “A JUSTIÇA COMEÇA EM CASA” E QUE DE NADA ADIANTA NOS PREOCUPARMOS COM O DESMATAMENTO DA FLORESTA AMAZÔNICA, SEEM NOSSAS CASAS,EM NOSSA ESCOLA,EM NOSSAS RUAS, PRAIAS, PRAÇAS, ENFIM,EM NOSSO AMBIENTEIMEDIATO, SOMOS OS PRIMEIROS A ATIRAR LIXO PELO CHÃO, A ARREBENTAR MÓVEIS, A RASGAR PAPEL, A PICHAR PAREDES, A QUEBRAR LÁPIS, A DESTRUIR LIVROS, A DESPERDIÇAR ALIMENTOS E ÁGUA E A NÃO VALORIZAR COISA ALGUMA QUE, DE GRAÇA, RECEBEMOS.

REDUZA, RECICLE, REUTILIZE – É ESSA A CONVOCAÇÃO MUNDIAL, NA TENTATIVA DE SALVAR O PLANETA. SEJAMOS, POIS, TODOS NÓS, ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM NABUCO, OS PRIMEIROS A EXEMPLIFICAR TAL ATITUDE EM NOSSA QUERIDACIDADEMARAVILHOSA!

TURMA 1601

Profª MARIA CARMEN

Preservar o Meio Ambiente também é saber aproveitar os ingredientes da nossa cozinha. A Turma abordou o tema e ainda fez um bolo de banana delicioso. Quer experimentar? Segue a receita abaixo:

Bolo de casca de banana

Ingredientes:

– casca de 4 bananas, 2 ovos (separados em gemas e claras de neve), 2 xícaras das de chá de leite, 2 colheres de sopa de margarina, 2 xícaras das de chá de açúcar, 3 xícaras das de chá de farinha de rosca e 1 colher de fermento em pó

Modo de preparo: lave bem as cascas das bananas e pique em pedaços. Reserve a polpa. Bata no liquidificador com o leite, a manteiga, as gemas e o açúcar. Numa tigela, acrescente a mistura à farinha de rosca, depois adicione o fermento e as claras em neve. Leve ao forno por 40 minutos.
Para a calda:

– 1 xícara e meia das de chá de água, 4 bananas cortadas em rodelas, suco de meio limão
– meia xícara da de chá de açúcar

Modo de preparo: faça o caramelo com o açúcar e a água. Despeje as bananas e o meio limão. Desligue o fogo. A calda não pode engrossar, ela deve ficar bem liquida e para deixar o bolo molhado. Despeje sobre o bolo ainda quente.

Veja as fotos

Comissão Avaliadora.

Turma 1701: Alcoolismo na Adolescência

Alcoolismo nunca foi problema exclusivo dos adultos. Pode também acometer os adolescentes. Hoje, no Brasil, causa grande preocupação o fato de os jovens começarem a beber cada vez mais cedo e as meninas, a beber tanto ou mais que os meninos. Pior, ainda, é que certamente parte deles conviverá com a dependência do álcool no futuro.

Infelizmente o consumo de bebida alcoólica é aceito e até estimulado pela sociedade. Pais que entram em pânico quando descobrem que o filho ou a filha fumou maconha ou tomou um comprimido de ecstasy numa festa, acham normal que eles bebam porque, afinal, todos bebem.

Sem desprezar os fatores genéticos e emocionais que influem no consumo da bebida – o álcool reduz o nível de ansiedade –, a pressão do grupo de amigos, o sentimento de onipotência próprio da juventude, o custo baixo da bebida, a falta de controle na oferta e consumo dos produtos que contêm álcool, a ausência de limites sociais colaboram para que o primeiro contato com a bebida ocorra cada vez mais cedo.

Não é raro o problema começar em casa, com a hesitação paterna na hora de permitir ou não que o adolescente faça uso do álcool ou com o mau exemplo que alguns pais dão vangloriando-se de serem capazes de beber uma garrafa de uísque ou dez cervejas num final de semana.

Não se pode esquecer de que, em qualquer quantidade, o álcool é uma substância tóxica e que o metabolismo das pessoas mais jovens faz com que seus efeitos sejam potencializados. Não se pode esquecer também de que ele é responsável pelo aumento do número de acidentes e atos de violência, muitos deles fatais, a que se expõem os usuários.

Escolhemos esse tema porque proibir apenas que os adolescentes bebam não adianta. É preciso conversar com eles, expor-lhes a preocupação com sua saúde e segurança e deixar claro que não há acordo possível quanto ao uso e abuso do álcool, dentro ou fora de casa.

Turma 1703: Violência Sexual.

Violência Sexual é uma violação dos direitos sexuais, que se traduz pelo abuso e/ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes – seja pela força ou outra forma de coerção – , ao envolver meninas e meninos em atividades sexuais impróprias para sua idade cronológica ou a seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Existe uma série de fatores que podem favorecer esse tipo de violência, além da condição de pobreza. Entre eles encontramos questões de gênero, étnicas, culturais, a erotização do corpo da criança e do adolescente pela mídia, consumo de drogas, disfunções familiares e baixa escolaridade. Contudo, devemos lembrar que a violência sexual acontece em todos os meios e classes sociais.

Escolhemos esse tema, pois sabemos da importância de conscientizar crianças e adolescentes de seus direitos. Queremos que o Rio de Janeiro não sofra mais com violência, seja de qualquer tipo, principalmente a de natureza sexual.

Sabemos quanta dor, traumas e vidas perdidas resultam de atos violentos que devem ser combatidos através da denúncia. É preciso denunciar e punir os culpados pelo sofrimento de tantas crianças e adolescentes.

Escolhemos fazer um mural sobre homofobia, porque diariamente percebemos como existe preconceito em relação aos homossexuais na cidade do Rio de Janeiro.

Em Função disso, muitos deles apresentam dificuldades para se aceitarem como verdadeiramente são e sofrem calados.

Além dos problemas emocionais que, algumas vezes, eles enfrentam, existem os casos de violência (física e moral) que não param de crescer em  mio à sociedade carioca.

Respeitando os demais, todos devem exercer o direito de viver como desejam!


Apresentação Teatral

A Coordenadora Pedagógica e Professora de Língua Portuguesa, Lilian Gondim, emocionada após a apresentação teatral da turma 1801.

Turma 1901: Corrupção na Política.


A candidata “171” prometendo, prometendo… em busca de votos.

A turma exemplificou através de “dentaduras” as várias formas de compra de votos que, infelizmente, existem nas campanhas eleitorais.

Professor Júlio de Língua Portuguesa prestigiando a apresentação.
Saúde

Corrupção Polícial

O policial corrupto, na encenação, é preso.

Descaso com a Educação

Transporte Público

Na encenação o dono da empresa de ônibus tenta explicar as altas tarifas cobradas…

Deixando uma mensagem crítica sobre a realidade política brasileira, tudo terminou em pizza. 
PARABÉNS A TODAS AS TURMAS, PELO EMPENHO, DEDICAÇÃO, PESQUISA, TRABALHO EM GRUPO; PELAS MENSAGENS CONSCIENTES E CRÍTICAS QUE DEIXARAM EM NOSSAS CABEÇAS COM SUAS APRESENTAÇÕES E, TAMBÉM, GRANDE EMOÇÃO COM SUAS REPRESENTAÇÕES.

Sinceramente, não gostaria de estar na pele dos jurados… Será muito difícil de escolher.

10 respostas para Concursos

  1. thaina montes disse:

    1901 foiii a melhor !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Sarah disse:

    Pra mim a melhor turma foi a 1901… Amei , amei , amei!

  3. Rodrigo disse:

    HUHU é 1091

  4. Iara disse:

    A turma 1901 é a melhor, Eu ADOREI !

  5. Jocelia Bispo disse:

    minha vida escolar começou no joaquim Nabuco onde termineimeu ensino fundamental e parte do ensino médio a noite cada corredor cada sala me trazem lembranças maravilhosas da adolecencia, fico muito orgulhosa ao ver que minha filha esta com uma equipe de educação preocupada na formação cidadã,social,afetiva, critica quero parabenizar todosos grupos pelo desempenho e dedicação e espero que esse momento faça parte das melhores lembranças de suas vidas e que não fiquem só na lembrança e que todos se tornem CIDADÂOS comprometidos com a construção do Pais e da vida de cada um de voces.
    Jocelia M. Bispo Mãe da Thaina Montes T 1901

  6. Joker Scream disse:

    Julia… Essa garota é tão linda.

  7. Yasmin R.M.Mello disse:

    Muito boa a exposição dos murais!!Adorei os temas, é isso mesmo temos que mostrar para todo mundo os nossos problemas e combater as injustiças! A Joaquim Nabuco ta de parabéns!!

    ass: ex-aluna do joaquim nabuco e atualmente de geografia da UFRRJ, a Rural apoia essas iniciativas, um grande abraços para vocês!!

  8. yasmim sá disse:

    a melhor 1701 ♥

  9. Carine Sousa disse:

    uhuu é 1703

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s