Histórico

A primeira escola que recebeu o nome de “Joaquim Nabuco” funcionava à Rua General Severiano (onde atualmente existe o Túnel do Pasmado).

Fechada em 1947, o corpo docente foi dividido entre as escolas do Distrito, sendo a diretoria designada para Escola Pedro Ernesto.

A atual Escola Joaquim Nabuco, localizada à Rua Dona Mariana, nº148 em Botafogo no Rio de Janeiro, foi inaugurada no dia 24 de janeiro de 1950, começando a funcionar em abril do mesmo ano, com 706 alunos matriculados. Nesta ocasião era Prefeito do então Distrito Federal, o general Angelo Mendes de Moraes.

A professora Nydia dos Santos e o corpo docente vieram transferidos da Escola Mendes Viana, que funcionava à Rua Arnaldo Quintela, fechada nesta ocasião.

Foram organizadas inicialmente, vinte e quatro turmas, em três turnos.

Em 1961 construíram mais cinco salas anexas, passando a Escola a funcionar com cinquenta e uma turmas, em três turnos.

Em 1964 foram criadas mais nove turmas em rodízio.

As turmas que concluíam o primário eram encaminhadas à Escola Presidente Arthur da Costa e Silva, no período de1970 a1973.

Em 1975, com a fusão do Estado da Guanabara com o Estado do Rio, o prédio foi cedido ao Estado. Atualmente surgiram documentos comprovando a posse do Município.

A partir da década de 90, as turmas Jardim, C.A e do antigo curso primário começaram a ser reduzidas até que em2003 aúltima turma de 4ª série encerrou os cursos do primeiro segmento.

Até o ano de 2006, havia turmas de 5ª à 8ª séries em dois turnos, com seis turmas de 5ª série, quatro de 6ª série, quatro de 7ª série e cinco de 8ª série, com um total de 630 alunos.

Em 2007, com a implantação dos Ciclos de Formação, a escola passou a atender o Período final do 2º Ciclo, Período inicial, Período Intermediário e Final do 3º Ciclo, também em dois turnos. À noite funcionava o Colégio Estadual México de Ensino Médio.

Contamos atualmente com um número de três elementos na direção, vinte e seis professores regentes, 2 professores readaptados em função administrativa, um professor na equipe pedagógica, Coordenadora Pedagógica, três elementos de apoio, uma estagiária e dois porteiros.

A escola possui uma ampla Sala de Leitura com mais de seis mil títulos catalogados, quinze salas de aula, uma Sala de vídeo com televisão, vídeo cassete e aparelho de DVD. Para a prática da Educação Física, duas quadras poliesportivas. Refeitório com TV à cabo e despensa equipada adequadamente. Salas ambiente com material direcionado a cada disciplina (mapas, livros, globos, revistas, murais, material de artes).Laboratório de informática com doze computadores. A escola possui também circuito interno de TV.

Com eleição bienal a comunidade escolar elege o CEC (Conselho Escola Comunidade) e o corpo discente elege o grêmio.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s