Jornal “A Voz da Escola”

Jornal

  “A Voz da Escola”

Escola Municipal Joaquim Nabuco

Mês: Outubro

Ano: 2011

Editorial 

      Olá amigo leitor, somos “A voz da escola” o jornal feito pelos alunos da Escola Joaquim Nabuco.

Na edição de outubro você poderá se informar sobre a Dengue, assunto da coluna Saúde; saber mais sobre a merenda escolar, as opiniões dos alunos e as considerações importantes das merendeiras, na coluna Alimentação; conhecer o Futsal, modalidade praticada nas aulas de Educação Física, que ganhou até o campeonato; conferir uma entrevista com o Prof. de Educação Física Ernesto, na coluna “Batendo um papo”.

Também vai viajar pelo mundo das letras, na coluna Literatura, com a resenha do livro Crepúsculo; discutir sobre o amor na coluna Relacionamentos; se divertir e pegar altas dicas na coluna Entretenimento e conferir a participação da galera, na coluna “Fala JN”.

Sejam bem vindos ao jornal “A voz da Escola”, você é nosso convidado para ler e participar. Lembre-se: esse jornal foi feito para vocês!

 Abraços

Equipe “A voz da Escola”.

Outubro/2011

Saúde

 A Dengue

        A Dengue é uma doença causada pelo mosquito Aedes Aegypti, que transmite a doença por intermédio de uma picada.

O mosquito se reproduz em água limpa e parada acumulada em pneus, garrafas, caixas d´água, vasinhos de planta e etc. Existem quatro tipos de dengue no Brasil. A Dengue Hemorrágica pode levar a morte do paciente. Os sintomas da dengue são: dor de cabeça, febre, manchas avermelhadas pela pele, enjôo e dores pelo corpo.

Ao sentir alguns desses sintomas, o indivíduo deve procurar um hospital, o mais rápido possível, não tomar remédio à base de AAS, mesmo com prescrição médica, pois alguns médicos costumam confundir a dengue com um simples resfriado. Os remédios que podem diminuir os sintomas são os à base de Paracetamol.

        Para prevenir a proliferação do mosquito deve-se: evitar o acúmulo de água em pneus, garrafas, baldes, latas e etc; manter a caixa d´água bem fechada, tratar a água da piscina e não esquecer de por areia nos vasos de planta.

Para evitar a dengue, cada um deve fazer a sua parte!

Lembre-se: o mosquito não tem preferência!

(Antônio Willian – Turma 1901)

Alimentação

Merenda Escolar

 

          Você é o que você come. Quem já não ouviu essa frase por aí? Sabemos o quanto é difícil resistir a um bolo de chocolate bem docinho, um hambúrguer bem suculento ou a um refrigerante bem geladinho, mas quando não nos esforçamos nossa saúde se compromete, além dos quilinhos a mais na balança, a probabilidade de desenvolver doenças aumenta.

Ouvimos muitas reclamações / solicitações a respeito da merenda da escola:

          Então resolvemos pesquisar: segundo as Agentes de Preparo de Alimentos a comida é feita de acordo com os padrões nutricionais do INAD (Instituto de Nutrição Ane Dias), e elas não tem autonomia para mudar o cardápio, pois são supervisionadas pelo APAS (Agente de Preparo de Alimentos). As Agentes de Preparo de Alimentos também requisitaram refrigeração para a cozinha, a fim de suportar a alta temperatura do verão, e solicitaram melhor remuneração.

 

       Kátia Regina Rodrigues dos Santos

    Juliana Suellen de Lima Ferreira

               Kátia Regina Rodrigues dos Santos e Cristina Moraes Cunha

Para finalizar, é importante lembrar que devemos ajudar na manutenção da limpeza do refeitório e de seu mobiliário, bem como no não desperdício dos alimentos.

(Bruno da Silva – Turma 1601)

Esporte

  

         O futsal é uma adaptação do futebol, em que são permitidos cinco jogadores: um goleiro, um fixo, dois alas e um pivô.

O jogo é realizado em quarenta minutos, dividido em  dois tempos. As regras são basicamente as mesmas que as do futebol, porém a bola do futsal é mais pesada.

        O futsal teve início no Brasil em 1948, na tentativa de resolverem os problemas sem ser alto o número de jogadores. Sua primeira federação teve início em 28 de julho de1954, a Federação Metropolitana de Futebol de Salão.

     A seleção brasileira de futsal já conquistou 56 títulos internacionais na categoria adulta masculina, sendo que ganhou seis campeonatos mundiais, foi duas vezes vice e uma vez terminou na terceira posição de nove realizados, e em doze campeonatos Sul-Americanos disputados, ganhou todos.

      Inspirado por esse esporte, o professor de Educação Física Ernesto, com o apoio do professor Marcelo, promoveu o 1º Campeonato de Futsal da Escola Joaquim Nabuco. Foram convidados todos os alunos a formar times, a adesão foi um sucesso e vários times se formaram: OS PALHACINHOS, TREM BALA, BONDE DOS PSICOS, SPFC, OS SEM LIMIT’S, BARCELONA, OS NOVINHOS, OS MALVADOS, ROCINHA FC, AS BANDIDAS SUB-15, AUTONOMIA FC e FLAMENGUINHO.

 

 

Professores: Ernesto e Marcelo.

Colunista: Paulo Roberto Dantas – Turma 1801.

Colaboração: Prof. Ernesto.

  

Batendo Papo

Entrevistado: Prof. Ernesto

JN – Qual a sua opinião sobre este campeonato que está tendo?

Prof. Ernesto: Como é uma primeira experiência e teve de ser realizado às pressas, creio que está tenho uma boa receptividade e adesão. Nas edições futuras teremos mais tempo para elaborar melhor a estrutura.

JN – Quem marcou mais gols no campeonato?

Prof. Ernesto: Ainda é cedo para sabermos quem será o artilheiro da competição, mas temos vários candidatos!

JN – Quem está se destacando na posição de goleiro?

Prof. Ernesto: Estamos ainda no início, mas um jogador que teve atuação importante em ao menos dois jogos foi o atleta Jonathan Moraes, do Flamenguinho.

JN – Você acha que deveria ter outros tipos de campeonato na escola?

Prof. Ernesto: Sim. No próximo ano teremos várias surpresas.

JN – Você acredita que os alunos estão se empenhando bastante?

Prof. Ernesto: Certamente! Os jogos estão sendo muito disputados.

Aluna Luana Rodrigues e o Prof. Ernesto.

Entrevistadora: Luana Rodrigues – Turma 1703

Literatura

 Crepúsculo, sucesso entre jovens de todo o mundo.

 

       Olá, sou Larissa Goes, da turma 1701 e, a cada edição do jornal “A voz da Escola”, vou lhes dar uma dica de leitura. Para inaugurar a coluna, falarei do sucesso mundial, que foi o primeiro livro da saga de Stephenie Meyer: Crepúsculo.

      O Best Seller (livro considerado como extremamente popular campeão em vendas) fez tanto sucesso que vendeu mais de 17 milhões de livros (num total de 22 milhões que a saga já alcançou), virou filme, dando origem a mais dois longas: Lua Nova e Eclipse. Mais duas produções cinematográficas estão a caminho: Amanhecer parte I (este que estreará dia 18 de novembro de 2011 nos cinemas do Brasil) e Amanhecer Parte II. A indústria do entretenimento, editoras, gravadoras, e até fábricas de brinquedos (seus personagens principais ganharam uma versão em bonecos) lucraram e ainda lucram bastante com os vampiros mais famosos do momento.

Crepúsculo conta a história de Isabela Swan; uma garota comum de 17 anos que vai morar com seu pai; Charlie, em Forks (Washington – EUA). Bella, em meio a seus amigos: Ângela, Jéssica, Mike, Eric e Tayler, se vê completamente apaixonada por um estranho garoto, que faz parte de uma misteriosa família, os Cullen. Eles eram sete, brancos como a neve e muito bonitos: Rosalie, Emmett, Alice, Jasper, Edward e seus pais Esme e Carlisle.

Bella sabia que havia por trás daqueles rostos e corpos perfeitos, um obscuro segredo. Em um passeio na praia com os amigos, ela encontrou um amigo de infância, Jacob Black, que lhe contou uma história quilheute, que relacionava os Cullen com os frios: vampiros. Bella, estava apaixonada por um vampiro, após confirmar a maluca história, ela soube que tinha um maravilhoso cheiro para Edward, mas já era tarde, pois estavam perdidos e incondicionalmente apaixonados. Está formado o triângulo amoroso: Bella ama Edward, que ama Bella, que também ama Jacob.

“E o lobo se apaixona pelo cordeiro.” (Edward Cullen)

 

      Durante uma divertida tarde com a família Cullen, inesperadamente surgem três vampiros: Laurent, Victória e James. Tudo ficou tenso, quando os nômades perceberam Bella, uma humana no bando, queriam-na a todo custo, mas desistiram (aparentemente) após a família Cullen defendê-la. James desejava o sangue de Bella e não desistiria tão fácil. Bella se refugia em Phoenix, cidade que morava anteriormente, mas James a encontra e a faz ir até ele, acreditando em um blefe. Luta, dor, muita dor… e uma mordida mínima no pulso direito de Bella, quase a faz transforma-se em vampira, se não fosse Edward para salvá-la e privá-la do que no fundo ela queria: a eternidade.

Edward e sua família destruíram James, cuidaram de Bella e de seus ferimentos. Mas nossa heroína insistia em querer tornar-se imortal, contra a vontade de seu amado vampiro. Bella não desistiria, a discussão não havia terminado e o perigo também não. Para saber os detalhes e o final da história, leia e divirta-se!

Assista o trailer legendado do filme Crepúsculo:

A Autora: Stephenie Meyer

 

    Stephenie Meyer é uma autora americana, muito famosa por ser a escritora do best-seller “Crepúsculo”. Crepúsculo foi seu único livro publicado, mas que lhe rendeu sucesso mundial.

      Stephenie Sonnibe Meyer nasceu em Connecticut, Estados Unidos. Stephenie é formada em literatura inglesa na Universidade Brigham Young. Crepúsculo foi o seu primeiro romance, e logo depois da publicação, ganhou o titulo de uma dos “novos autores mais promissores de 2005” pela Publishers Weekly.

Com a repercussão da série Crepúsculo, Stephenie Meyer foi classificada como 49º na lista da revista Time das “100 pessoas mais influentes em 2008”, e em 2010, a Forbes classificou-a como a 59º celebridade mais poderosa. Após escrever Crepúsculo, Stephenie ganhou 3 prêmios: um do NY Times e dois da Associação das Bibliotecas Americanas.

Obras:

A saga Crepúsculo

Livro

Publicação original

Crepúsculo 5 de Outubro de 2005
Lua Nova 6 de Setembro de 2006
Eclipse 7 de Agosto de 2007
Amanhecer 2 de Agosto de 2008
A Breve Segunda Vida de Bree Tanner 5 de Junho de 2010
Crepúsculo: O Guia Oficial Ilustrado da Série 12 de Abril de 2011
Midnight Sun (Sol da Meia Noite) Indeterminado

 

A Hospedeira

 

Livro

Publicação original

The Host (A Hospedeira) 6 de Maio de 2008

Outros livros

Livro

Publicação original

Formaturas Infernais (co-autoria) 2007

Site da escritora: 

http://www.stepheniemeyer.com/

Confira abaixo as fotos dos personagens:

Edward Cullen

 

  Bella Swan

 

 Charlie Swan

  

 Jacob Black

 

 Rosalie Cullen

 

 Emmentt Cullen

 

 Alice Cullen

Jasper Cullen

 

 Esme e Carlisle Cullen

 

 Bonecos:

 

 Bella e Edward.

 

 

 Alice Cullen

 

Rosálie Cullen

 James, Victoria e Laurent

 

Referência:

Livro: Crepúsculo

Autor(a): Stephenie Meyer

Editora: Intrínseca

Edição: 1

Páginas: 286

Ano: 2009

(Larissa Goes – Turma 1701)

Relacionamento

Amor

 

        Muitas vezes as pessoas confundem amor com atração. Você pode achar que está amando loucamente alguém, que é capaz de tudo por ela, mas no final você conhece outra pessoa e acaba gostando dela, magoando a pessoa que você dizia que antes estava amando loucamente.

       No final de tudo você acaba descobrindo que não gostava daquela pessoa verdadeiramente, que tudo aquilo que dizia sentir era apenas uma atração, um gostar, mas diferente. Não um gostar de namorado (a), mas sim um gostar de amizade, por isso antes de sair por aí falando que está amando ou apaixonado(a) tem que primeiro, tentar entender o que se passa dentro de si, para depois não tomar decisões precipitadas.

Uma situação muito confusa que existe no amor, é você se apaixonar por alguém que não te ame, que goste de outro (a), ou que se interesse por você, mas que tenha namorado(a). Aí temos o “triângulo amoroso”, que nem é mais novidade.  O que mais vemos nos dias de hoje são pessoas traindo, sendo traídas ou sendo a terceira pessoa: o(a) amante. Essa história de um trair o outro, sempre dá errado no final, pois sempre um sai desse triângulo machucado e etc.

Pense bem, se o amor fosse fácil de entender, não existiria. O amor de verdade não pede licença para entrar, pode acontecer em qualquer hora ou lugar, não importa com quem seja. Mas se você acredita que é amor de verdade, encare todos os obstáculos pensando no dia de amanhã, pois hoje você pode estar chorando por esse alguém, porém amanhã é essa pessoa que vai chorar por você. Como diz a frase:

 “O amor é como um elástico,

quem soltar primeiro machuca o outro.”

     Se você achar que sua (seu) namorado(a) está agindo de modo estranho com você, não saia por aí fazendo e falando besteiras, procure conversar com ele(a) para saber o que está acontecendo.

Ninguém sabe ao certo o que é o amor, mas todos sabem de uma coisa: quando se está apaixonado(a) você nunca fica na “terra”, fica sempre no “mundo da lua”, esquece de tudo e todos, pensa nessa pessoa 24 horas por dia, fica se perguntando onde ela está, com quem ela está ou como ela está. Por um lado pode ser bom, mas por outro pode ser ruim e doloroso. Mas tenha certeza que o amor é um dos enigmas da vida mais difíceis de desvendar.

 (Fernanda Nascimento – Turma 1703)

Entretenimento

      Aqui você sempre fica por dentro das dicas, sempre ligado no Teatro, na Música, na Dança, no Cinema e na Arteem geral. Esseserá o seu guia cultural, e você estará sempre “antenado” em tudo que está acontecendo na cidade, tanto durante a semana como nos finais de semana. Seus sábados e domingos nunca mais serão os mesmos!

Teatro:

 Peça: Cabelos Arrepiados

 

 De 12 Out a 18 Dez

Local: Teatro II | CCBB RJ

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro

Horário: Sábados e domingos, às 16h

    Suspense, amizade, medo e amor compõem o texto que brinca com as diversas formas de narrativas dramáticas do teatro, dividindo-se em quatro histórias com diferentes dramaturgias e culturas: a brasileira, a alemã, a francesa e a dos indígenas brasileiros.

Dramaturgia e direção: Karen Acioly.
Elenco: Daíra Sabóia, Haline de Oliveira, Jonas Hammar, Jules Vandystadt, Kiko do Valle e Tatiana Köhler.

Duração: 60 minutos.

Informações
Data: 12 de outubro a 18 de dezembro

Idade recomendada: L

Horário: Sábados e domingos, às 16h
Local: Teatro II | Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Bilheteria: Terça a domingo, das 9h às 21h | Telefone: (21) 3808-2020
Ingressos: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia)

 Exposição:

Índia

 12 Out a 29 Jan

Local: Térreo, 1º e 2º andares | CCBB RJ

Horário: Conforme programação

Exposição temática, interativa e multimeios que abrange 3 mil anos da cultura indiana, da antiguidade à contemporaneidade, apresentando cerca de 400 peças procedentes de museus, instituições culturais, colecionadores brasileiros e internacionais. A mostra está dividida em quatro grandes temas: Homem, Reis, Deuses e Contemporaneidade e terá desdobramentos em Cinema, Ideias e Música.

Curadoria geral: Pieter Tjabbes.

Informações
Data: A partir de 12 de outubro

Idade recomendada:

Consultar programação

Horário: Conforme programação
Local: Térreo, 1º e 2º andares | Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Bilheteria: Terça a domingo, das 9h às 21h | Telefone: (21) 3808-2020
Ingressos: Entrada franca

Passeio:

 Jardim Botânico 

     O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, tradicional e popularmente referido apenas como Jardim Botânico do Rio de Janeiro, é um instituto de pesquisas e jardim botânico brasileiro. Localiza-se no bairro Jardim Botânico, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro.

Uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas cerca de 6.500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas.

A instituição abriga ainda monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico, e a mais completa biblioteca do país especializada em Botânica, com mais de 32 mil volumes.

O horário normal de visitação é das 8h às 17h, com prorrogação de uma hora para o fechamento das bilheterias no período de horário de verão.

Preço Ingressos:
R$ 6,00 – Individual

Gratuidade para:
Crianças até 7 anos
Adultos a partir de 60 anos, residentes no Brasil ou em outros países que fazem parte do Mercosul.

Para mais informações, ligue para o Centro de Visitantes – Telefone: +55 (21) 3874-1808 / 3874-1214

Endereço:

Rua Jardim Botânico, 1008, Rio de Janeiro
(21) 3874-1808

Site: http://www.jbrj.gov.br/

Cinema:

 

Dia 14 de janeiro de 2012 estreará o filme Desenrola. Assista o trailer:

 

Site: http://www.desenrolaofilme.com.br/

  

(Osvaldo Lopes – Turma 1801)

“FALA JN”

 Aqui o aluno, professor, funcionário e responsável podem enviar textos (crônicas, poesias, contos, reportagens, notícias, dicas e etc) para contribuir com o nosso jornal.

 Participe você também!

    Entregue seu texto, informando nome, seu papel na escola (aluno, professor, funcionário ou responsável) na secretaria, ou envie para nosso e-mail: contatoescolajoaquimnabuco@gmail.com

Mãe

Existem, mas

isso é um caso sério.

Afirmam que a mãe

atrapalha tudo.

É fato, ela prende

os erros da gente.

E era bem melhor

Não existir mãe.

Mas em todo caso

Quando a vida está mais dura, mais vida,

Ninguém como a mãe

Para aguentar a gente

Escondendo a cara

Entre os joelhos dela.

– O que você tem?

Ela bem que sabe

Porém a pergunta

É para disfarçar.

Você mente muito,

ela faz que aceita

e a desgraça vira

mistério para dois.

Não vê que uma amante

nem outra mulher

entende a verdade

que a gente confessa

por trás das mentiras!

Só mesmo a mãe,

só mesmo essa dona

que apesar de ter

a cara raivosa

do filho entre os seios

marcando-lhe os cheiros,

permanece virgem

e o filho também…

Oh, virgem, perdei-vos,

Para ter direito

A essa virgindade

Que só as mães têm!

Mãe.

 (Eduardo Carvalho – Turma 1701)

O amor quer uma cor

 

O amor apareceu

Tinha uma cor

Na tonalidade do Amor,

Talvez lilás

quem sabe rosa.

Pensei que era verde

misturado com amarelo

cores da bandeira que amo.

Foi aí que me perdi

Nas cores da paixão.

Mesmo assim sobrevivi

Mas rasguei meu coração

Com uma cor vermelha

Que pintou bem aqui

Em um peito desavisado.

Menino escorregando do telhado

cerâmica sem pintura

sem cor da minha aventura

Se brotei meus sentimentos

Procurando a cor

Do amor.

 (Luana Rodrigues – Turma 1703)

Quando a bela chora

 

Eu vi você chorando

fiquei quieta no canto

Sua beleza não combina

com o choro.

Eu achava que gente bonita não chorava

O seu olhar é muito triste

Percebi que sofre por amor

Esse amor que ainda existe.

Está aí o motivo das suas lágrimas

Não chore Carolina

Não chores, o amor sabe das horas

Um dia a vida te desperta

E aquele velho amor vai embora.

Enfim o que vale é a festa

Que o meu coração encerra agora

Vem Carolina para os meus braços

Vem e jogue a tristeza fora.

 (Luana Rodrigues – Turma 1703)

JORNAL “A VOZ DA ESCOLA”

EXPEDIENTE – OUTUBRO DE 2011

 

Coordenação: Profª Lilian Gondim

Editora Chefe: Estagiária de Literatura Alexandra Periard

Alunos participantes:

Antônio Willian – Turma 1901

Bruno da Silva – Turma 1601

Eduardo Carvalho dos Santos – Turma 1701

Fernanda Nascimento – Turma 1703

Larissa Goes – Turma 1701

Luana Rodrigues – Turma 1703

Osvaldo Lopes – Turma 1801

Paulo Roberto Dantas – Turma 1801

Colaboração: Prof° Ernesto e Agentes de Preparo de Alimentos: Juliana Suellen de Lima Ferreira, Kátia Regina Rodrigues dos Santos e Luisa Cristina Moraes Cunha.

  Agradecemos a todos os professores, direção e funcionários que ajudaram de alguma forma a escrever e divulgar o jornal!

5 respostas para Jornal “A Voz da Escola”

  1. Parabenizo a escola alunos e professores. O jornal é maravilhoso e coloca no bolso, grande parte da midia comercial.

  2. Pingback: Jornal “A Voz da Escola” – Edição Outubro de 2011 | Escola Municipal Joaquim Nabuco

  3. Eduardo Carvalho disse:

    ÓTIMO!!!!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s