O que é a Educopédia?

A Educopédia é uma plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática, de qualquer lugar e a qualquer hora. As aulas incluem planos de aula e apresentações voltados para professores que queiram utilizar as atividades nas salas, com os alunos. Cada uma delas possui temas, competências e habilidades contempladas nas orientações curriculares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Essas orientações curriculares de cada ano e cada disciplina foram divididas em 32 aulas digitais, que correspondem às semanas do ano letivo, retiradas àquelas voltadas para avaliações e revisões.

Página Inicial da Educopédia. Login.

As atividades incluem vídeos, animações, imagens, textos, podcasts, mini-testes e jogos, seguindo um roteiro pré-definido que obedece a teorias de metacognição. A plataforma visa melhorar a qualidade da experiência educacional, a partir da utilização das novas tecnologias e novas descobertas da neurociência, para a criação de um modelo pedagógico que melhor responda às demandas das crianças e jovens.

As aulas são criadas e revisadas por professores da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.

A Educopédia é clara, direta e extremamente intuitiva para que alunos e professores possam utilizá-la sem a necessidade de treinamento. A navegação foi pensada para pessoas com qualquer nível de letramento digital. Além de uma opção prática para professores que desejam integrar novas tecnologias a seu dia-a-dia, a Educopédia passa a ser mais uma alternativa para alunos que perderam aulas; que não compreenderam o conteúdo; que precisam de um reforço escolar e também para o desenvolvimento constante e aprofundado de competências e habilidades.

Já logado, basta escolher qual ano e conteúdo você quer estudar.

A 1ª fase de testes aconteceu no 2º semestre de 2010. Veja o vídeo sobre a experiência piloto e o que alunos, professores e diretores acharam:

A 2ª versão da plataforma foi ao ar em julho de 2011. Nessa versão, facilitamos o processo de login, de mudança de aulas e atividades e incluímos novas ferramentas de interatividade (como o bate-papo) e colaboração (como as atividades extras).

Todas as salas de aula das escolas de 2º segmento da rede municipal do Rio de Janeiro já têm o “kit Educopédia” (1 netbook, 1 projetor, caixas de som e internet sem fio) instalado para que as aulas digitais possam ser projetadas. As salas das escolas de 1º segmento também terão o kit.

A Educopédia foi idealizada por Rafael Parente, Subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação e sua realização só foi possível graças ao imenso apoio do Instituto Oi Futuro e da Secretaria de Ensino a Distância do Ministério da Educação. Vários outros institutos e empresas têm colaborado para a melhoria da plataforma, como a doação dos vídeos do Novo Telecurso pela Fundação Roberto Marinho. Beatriz Alqueres é gerente do projeto e fazem parte da coordenação central: Monica Souza, Maurício Mendes Pinto, Raphaella Marques de Carvalho, Lucy Ribeiro, Susan Rocha e Alessandra Moura (Oi Futuro).

ATENÇÃO! Todo o conteúdo das aulas da plataforma está em constante revisão. Caso você tenha alguma sugestão ou verifique algum erro, informação inconsistente ou desrespeito às leis de direito autoral, por favor envie um email para educopedia@rioeduca.net.

Você também pode sugerir melhorias para as aulas digitais, enviando uma mensagem paraeducopedia@rioeduca.net. Caso a sua sugestão seja aprovada, o seu nome constará como coautor da aula.

Requisitos mínimos para visualizar a plataforma educopédia:

• Navegador Internet Explorer 8.0 ou superior; ou Mozilla Firefox 3.0 ou superior;
• Plugin Adobe Flash Player atualizado.

Fonte: http://www.educopedia.com.br/educopedia/aula/oquee

Sobre Escola Joaquim Nabuco

A Escola Joaquim Nabuco foi inaugurada no dia 24 de janeiro de 1950, começando a funcionar em abril do mesmo ano, com 706 alunos matriculados. Esta localizada à Rua Dona Mariana, nº148 em Botafogo no Rio de Janeiro. Twitter: @Escola_JN
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s