Mostra Textual: “Prazer de Escrever” – Conheça a Escritora Tammy Luciano

Você está conhecendo alguns dos participantes de nossa Mostra Textual “Prazer de Escrever”. Teremos o prazer de contar com a presença especial da escritora Tammy Luciano.

Conheça um pouco sobre ela:

Tammy Luciano

Atriz, Jornalista e Escritora.

 

A verdade é que descobri o teatro por acaso. Tudo aconteceu depois de participar como atriz, apenas por brincadeira, na montagem de uma peça infantil para um aniversário. Desse dia em diante, descobri a forma pela qual poderia me realizar como profissional…

Desse dia em diante, descobri a forma pela qual poderia me realizar como profissional…   E depois veio a descoberta do vídeo, da TV, das palavras gravadas, quase tatuadas, dos livros escritos e de uma vontade enorme de me comunicar, contar histórias, realizar projetos literários, artísticos, contribuindo da maneira mais positiva possível no mundo de letras, imagens e sons que eu gosto de criar.

         Trajetória:

 

De 1986 até 1987 – Teatro amador. A primeira peça foi A bruxinha que era boa de Maria Clara Machado.

Em 1988 – Início do curso de artes cênicas na CAL, Casa das Artes de Laranjeiras.

Em 1990 – Curso de teatro na Casa dos Artistas. Trabalhou como atriz nos seguintes espetáculos teatrais: O ManipuladorQue país é esse?Vovó Quitéria conta A Bela Adormecida… Nessa época escreveu Krikilin rima com Ziripin, sua primeira peça infantil. Início da Faculdade de Jornalismo. Como jornalista, trabalhou no Jornal Grajaú, na Radiobrás, Sistema Brasileiro de Rádio, e na apresentação do programa televisivo Cortiça.

(Foto: De vermelho, no espetáculo Cinderela)

Em 1993 – produtora geral do espetáculo Rock Rollou. Com roteiro de Miguel Paiva, direção de Cininha de Paula e estrelado por Liane Maya, o musical esteve em cartaz no Teatro Barra Shopping.

Em 1995 – Seus textos começaram a ser apresentados em teatros. Primeiro foi Krikilin rima com Ziripin. Dirigido por Marcelo Lavinas, o espetáculo foi apresentado no Teatro do Posto Seis, no Teatro América, no Teatro Grajaú e no Teatro de Lona da Barra, todos no Rio de Janeiro. No mesmo ano, A rua daqueles homens, dirigido por Marco Aurélio Hemmilin, fez temporada no Teatro Tereza Raquel e no Teatro Galeria. Em 1996, O menino que escreveu o mundo esteve em cartaz no Teatro de Lona da Barra, dirigido por Claudio Cinti.

No Programa Linha Direta - TV Globo.

Em 1996 – Mudança para Washington DCEUA, onde trabalhou na Idea Television, produtora independente dirigida pelo jornalista Luís Fernando Silva Pinto. Também estudou roteiro e teatro no Montgomery College. Nessa mesma época, iniciou meu trabalho como colunista na revista Encena Brasil.

No final do ano de 1997, retorna ao Brasil, onde criou a coluna Vivendo a Vida no JB Online e trabalhou como editora de texto da produtora independente Arte e Fato.

Em 1998, a coluna Vivendo a Vida foi transferida para o jornal Baguete Diário.

Em 1999, participou do Programa Linha Direta, na TV Globo, da leitura da peçaPrograma de Índio, com texto e direção de Paschoal Villaboim, na Casa da Gávea, Rio de Janeiro e do Workshop de interpretação para TV e Cinema com o diretorMaurício Farias, da TV Globo. Passou a dar aula de teatro na Casa dos Artistas, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

Em 2000, participou do espetáculo Vovó Quitéria conta…Chapeuzinho vermelho. Gravou participações nas novelas Uga-Uga, de Carlos Lombardi e Laços de Família, de Manoel Carlos. No teatro, fez o espetáculo Cinderela no Teatro dos Grandes Atores, no Barra Square, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Em 2001, Participou do elenco do O Mágico de Oz, em cartaz no Teatro Barra Square e no teatro Miguel Falabella. Gravou o programa Linha Direta e apresentou do programa Tá no Papo para a Hipermídia, antigo canal de tecnologia do Globo.com. Participou da leitura da peça Programa de Índio, escrita por Paschoal Villaboim.

Outro momento Linha Direta! TV Globo.

Em 2002, continuou dando aulas, dirigiu o espetáculo Lixo de Gente. Passou o ano escrevendo, além da sua coluna no jornal, a biografia da modelo Fernanda Vogel.

Em 2003, foi contratada pelo Sindicato dos Artistas para ser professora do curso profissionalizante da Casa dos Artistas! Além do curso profissional, continuou dando aulas no preparatório. Escreveu, produziu e dirigiu o espetáculo teatral Anjos que falam. Pela editora 7Letras, lançou o livro Fernanda Vogel na Passarela da vida.

(Foto: Novela Senhora do Destino. Jéssica Sodré, Agles Steib e Tammy)

Em 2004, passou no teste para ser apresentadora do programa Tour Brasil, na Band e gravou quatro programas. Escreveu o romance A segunda vez era amor. Escreveu, dirigiu e participou como atriz dos espetáculos Enlouqueceram e Casaram e Nosso louco cativeiro. Dirigiu os espetáculos Os filhos do Gadernal, e Os sonhos de Ana. Participou, no papel de enfermeira, na novela Senhora do Destino. Teve um texto selecionado para a revista Seleções e o livro Fernanda Vogel na Passarela da vida ganhou o prêmio Independência – Personalidades do Ano. Passou no teste para ser repórter do TV Fama, na Rede TV!

Em 2005, Lançou seu segundo livro Novela de Poemas. Na Escola Sated, dirigiu os exercícios cênicos O poço do Poço e o Barulho das Almas Caladas. Também escreveu e dirigiu o espetáculo Milagrosa dos Tempos.

Em 2006, saiu do TV Fama. Escreveu a peça Pequeno Manual prático de sobrevivência a dois. Trabalhou como apresentadora e repórter da TV Lance. Dia 05 de agosto de 2006, estréia a peça Krikilin rima com Ziripin no Teatro Suassuna, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Além de escrever a peça, produziu e atuou. Também escreveu o espetáculo As Mazinhas.

Tammy e Thiago Escobar na Peça Teatral "Krikilin rima com Ziripin".

Em 2007, terminou de escrever seu terceiro livro, Garota inferno Azul. Em abril, foi convidada do evento Vale Tudo na Casa dos Artistas e ganhou de presente mais uma turma de teatro para dar aula. Máximo!!!  Em junho de 2007, a modelo Daniela Sarahyba elogiou o livro Fernanda Vogel na Passarela da Vida em entrevista ao Caderno ELA, do Jornal O Globo. Em agosto, gravou um episódio do Linha DiretaTV Globocaso Hosana, fazendo papel da dona de um salão.

 O programa foi exibido em setembro. Nesseperíodo, fechou um papel na novela Caminhos do Coração da Rede Record, interpretando a Ivonete, empregada da personagem Cassandra, interpretada pela Angelina Muniz.

Em 2008, o ano começou com a apresentação dos espetáculos Os Coladinhos e Inesquecível sabotagem, dirigidos por Tammy, no Retiro dos Artistas. Em abril, Tammy esteve visitando o Colégio Arvoredo, para realizar sua Palestra Escritora na Escola. Em maio, a personagem Ivonete, que Tammy interpretou em Caminhos do Coração foi morta pelo personagem Meduso, encerrando assim a participação da atriz na trama. Em julho, Tammy foi convidada especial e palestrante do encerramento  Universidade da Terceira Idade, na Universidade Veiga de Almeida. Nesse mês, Tammy terminou mais um livro, As Mazinhas. Um texto que começou como peça de teatro até virar livro.

Em 2009, Tammy participou do curta-metragem “A Camareira”, com direção de Rose Germano e em dezembro lançou o  livro Sou Toda Errada.

Em 2011, Tammy foi entrevista pelo apresentador Jô Soares no Programa do Jô.

E viu sua peça teatral “A Rua daqueles homens” ser adaptada para o cinema. O filme foi selecionado para o Festival Cine Cufa 2011 e concorreu na categoria de melhor filme.

Filme: "A Rua daqueles homens". Roteiro: Tammy Luciano, Direção: Décio Junior, Elenco: Alê Periard, Dayane Santos, Decio Junior, Eduardo Maia, Luiz Prateado, Marcio Navarro entre outros.

Livros

 Novela de Poemas 

 Coletânea de Poemas.

 Fernanda Vogel na Passarela da Vida

 

Inverno de 2001. Linda e bem-sucedida, a jovem modelo Fernanda Vogel, 20 anos, viaja com o namorado. O trágico desfecho da viagem de helicóptero até Maresias, no litoral paulista, foi acompanhado pela TV em todo o país naquela noite e nos dias seguintes. Desaparecida no mar, Fernanda não seria mais encontrada com vida. Partindo de depoimentos dos familiares, amigos e profissionais que conviveram com a modelo, este livro conta a história de uma mulher com seus dramas, conflitos e alegrias. Da infância em Itaboraí à experiência na Alemanha, dos primeiros testes aos comerciais , até os sinais e presságios que envolveram o acidente fatal e que abrem as portas para os mistérios da espiritualidade, fica a história de uma vida breve e intensa, com um toque de romance e aventura, e mais que tudo isso: uma bela mensagem de amor e esperança.

Assunto: Biografia   Número de Páginas: 242

Ano: 2003   Editora 7letras

 Sou Toda Errada 

Jovem, linda e rica, Mila tem orgulho da sua vida fácil e faz questão de aproveitá-la ao máximo. Entre festas, namoros e voltas no shopping, seu estilo de vida é igual ao de qualquer patricinha da zona sul – até que conhece Neco, e com ele, o amor. Os dois vivem uma paixão conturbada, um namoro marcado por loucuras, brigas e ciúme doentio. Mas quando ela menos espera, sua alma gêmea diz adeus, dando fim à relação. Pela primeira vez, Mila se vê sozinha, sufocada pelas memórias do namoro. Faculdade, amigos e cartões de crédito já não lhe trazem mais alegria, nem expulsam por um segundo o ex da sua mente. Agora, Mila é obrigada a encarar o vazio da própria existência fútil. Transtornada, ela se entrega num ritmo alucinante a festas, ao álcool e ao sexo inconsequente, tentando aliviar a dor. Obcecada pelo ex, se envolve numa espiral de confusões, mentiras e manipulações, tudo para obrigá-lo a voltar. Será que ela vai conseguir?

 Assunto: Romance

Número de Páginas: 132

Ano: 2009

Coleção: Imprimatur  – Editora 7letras

Site: www.tammyluciano.com.br
E-mail: tammy@tammyluciano.com.br
Twitter: @tammyluciano

Fã-clube no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Tammy-Luciano/204036166304957

 

Sobre Escola Joaquim Nabuco

A Escola Joaquim Nabuco foi inaugurada no dia 24 de janeiro de 1950, começando a funcionar em abril do mesmo ano, com 706 alunos matriculados. Esta localizada à Rua Dona Mariana, nº148 em Botafogo no Rio de Janeiro. Twitter: @Escola_JN
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s