Mostra Textual: “Prazer de Escrever” – Conheça a Escritora Patrícia Barboza

Você está conhecendo alguns dos participantes de nossa Mostra Textual “Prazer de Escrever”. Teremos o prazer de contar com a presença ilustre da escritora Patricia Barboza.

Conheça um pouco sobre ela:

Patrícia Barboza

Eu sou uma pessoa apaixonada pelos livros!

Essa paixão começou com O Sítio do Picapau Amarelo. Passava a série na televisão e lançaram umas revistinhas em quadrinhos. Perturbava o juízo da minha mãe querendo ler todos! Tinha um vestidinho rodado e uma lancheira de lata, que logo se transformaram na roupa e canastra da Emília. Das revistinhas, pulei para os livros clássicos, de uma coleção de capa dura que ganhei de aniversário. A coleção tinha Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, O Patinho Feio, e por aí vai.

Escolhi escrever livros para adolescentes por achar que é a melhor fase das nossas vidas. Tudo é novidade, aventura, riso. A expectativa é tamanha que ficamos com as mãos frias, suadas, o coração bate acelerado.

Tenho cursos de especialização em Literatura Infantojuvenil e Produção Editoral, pela Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro. Desde 2007 visito as escolas para conversar com os alunos sobre os meus livros.  Além disso, promovo um debate com eles sobre leitura e mato um pouco a curiosidade sobre a rotina de um escritor. Também gosto de participar de palestras e seminários em universidades e trocar ideias com os alunos e professores de Letras e Pedagogia. Com essa experiência, nasceu em 2010 o Projeto Leitura Nota 10.

Sou a coordenadora e palestrante responsável pelo projeto. Passei a me dedicar ao projeto em tempo integral desde abril de 2010. Até a presente data (agosto/2011) já realizei mais de 120 palestras com mais de 6 mil alunos participantes.

Se você é do Rio de Janeiro, conheça e indique o projeto na sua escola! No site exclusivo do projeto, você saberá maiores detalhes de como levar para a sua instituição de ensino, além de conhecer todas que já participaram.  Site: http://www.leituranota10.com

 Livros Publicados:

Confusões de um Garoto

Após as férias de verão, Zeca se olhou no espelho e não reconheceu quem estava refletido. Tinha crescido e mudado demais. Parecia outro garoto! O uniforme do colégio, que usava no ano anterior, nem em sonho cabia mais nele. Ser adolescente não é nada fácil! Além de lidar com a nova aparência, um bocado de perguntas provocava confusões na sua cabeça…

Por que as suas irmãs gêmeas falavam sem parar?

Por que, de repente, certas coisas não tinham a mesma graça?

Por que não conseguia deixar de pensar na Júlia, sua amiga de infância?

E por que o perfume que ela deixou no seu rosto o estava enlouquecendo?

Lançamento – Agosto/2010 – Editora Ciranda Cultural

Os sete desafios

Flavinha esperou ansiosamente pelas férias de janeiro! Ficaria juntinho do namorado, curtindo a Cidade Maravilhosa, durante o mês inteirinho.

Mas foi aí que ela começou a acreditar no tal do “inferno astral”: seu namorado precisa viajar para outro estado durante todo o mês, seus pais saem em segunda lua de mel por duas semanas e, para completar, ainda tem que ficar com a pessoa mais maluca da face da Terra: a tia Lilica!

Lilica, querendo acabar de vez com o mau humor da sobrinha, estabelece Os Sete Desafios: ela vai ajudar Flavinha a realizar sete coisas que ela nunca teve coragem de fazer antes que os pais retornem de viagem!

E você? Se tivesse a chance de realizar sete desejos, o que faria?

Lançamento – Agosto/2010 – Editora Ciranda Cultural

A primeira vez a gente nunca esquece

A adolescência é a fase de nossas vidas que mais nos proporciona as tão sonhadas e, por que não, as mais temidas primeiras vezes. A primeira festa, o primeiro namorado, o primeiro acesso de ciúmes, o primeiro choro de saudades. Conflitos, descobertas, medos, angústias…

O livro traz 14 histórias, com protagonistas masculinos e femininos, contando sobre as suas primeiras vezes. Alguns dos temas abordados: o primeiro amor, a primeira barba, o primeiro sutiã, a primeira decepção, o primeiro emprego e o primeiro regime.

1ª edição – Fevereiro/2005 – Editora Amarelinha

Relançamento – Abril/2010 – Editora Ciranda Cultural

Sai da Internet, Clarice!

A Clarice acabou de fazer quinze anos, é completamente apaixonada pelo seu computador e viciada em navegar pela internet. Será que você também é? Veja alguns sintomas:

• Adora mandar recadinhos e cartões virtuais?

• Visita os fotologs dos amigos para ver o que andam fazendo?

• Baixa músicas em MP3 ou o videoclipes da sua banda favorita?

• Gosta de colocar fotos do último passeio no seu blog?

• Esquece da hora e fica madrugada a dentro trocando mensagens com seus amigos?

• Seus pais implicam com o tempo que fica diante da telinha do computador?

E aí? Identificou os mesmos sintomas?

Então você vai adorar a Clarice!

1ª edição – Outubro/2006 – Editora Livre Expressão (publicação independente)

Relançamento – Agosto/2010 – Editora Leitura

Os quinze anos de Carol

Ana Carolina ou Carol – como prefere ser chamada – é uma adolescente de quinze anos do Rio de Janeiro. Mas ela poderia ser de qualquer parte do Brasil ou do mundo.

Carol mora com os pais, Carlos e Valéria, e uma irmã mais nova chamada Marcela em um apartamento num bairro de classe média.

Sua melhor amiga é a Carina: sua companheira de colégio e passeios ao clube. Mas nem mesmo para a Carina ela conta o seu maior segredo: nunca namorou!

Carol envergonha-se muito disso, morre de medo que alguém descubra. E querendo livrar-se desta situação tão “desconfortável”, se mete em várias confusões muito divertidas!

No livro, Carol relata de forma engraçada as suas dúvidas e descobertas em relação ao sexo, primeiro amor, menstruação, namoro, amizade e muito mais.

Deixe a Carol fazer parte da sua vida. Você vai adorar ser amiga dela…

1ª edição – maio/2002 – Editora RGB

Relançamento – Fevereiro/2009 – Editora Livre Expressão (publicação independente)

Site: http://patriciabarboza.com

Twitter: @patbarboza

Sobre Escola Joaquim Nabuco

A Escola Joaquim Nabuco foi inaugurada no dia 24 de janeiro de 1950, começando a funcionar em abril do mesmo ano, com 706 alunos matriculados. Esta localizada à Rua Dona Mariana, nº148 em Botafogo no Rio de Janeiro. Twitter: @Escola_JN
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s