Projeto: Jovens e seu poder criativo na resolução de conflitos

           FRUTO DE UMA PARCERIA ENTRE O CECIP (CENTRO DE CRIAÇÃO DE IMAGEM POPULAR) E A SME (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO), INCENTIVADO PELA2ª CRE (COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO) E COM PATROCÍNIO DA PETROBRAS, O PROJETO “JOVENS E SEU PODER CRIATIVO NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS”, CUJO LANÇAMENTO OFICIAL ACONTECEU NO DIA 29 DE AGOSTO, INICIOU-SE NO DIA 26 DE SETEMBRO DE 2011 NA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM NABUCO.

 CECIP

O CECIP É UMA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL, SEM FINS LUCRATIVOS, INDEPENDENTE E NÃO-PARTIDÁRIA. O CECIP FOI CRIADO EM 1986 POR UM GRUPO DE PROFISSIONAIS RECONHECIDOS PELA QUALIDADE DE SUA ATUAÇÃO EM DIVERSAS ÁREAS, QUE DECIDIRAM COLOCAR SEUS SABERES E EXPERIÊNCIAS A SERVIÇO DA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA, PRODUZINDO MATERIAIS AUDIOVISUAIS E IMPRESSOS. SUA ATIVIDADE ABRANGE TAMBÉM A CAPACITAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS PARA ATUAREM NA TRANSFORMAÇÃO DE SUAS REALIDADES, ADQUIRINDO INSTRUMENTOS QUE LHES PERMITEM AGIR SOBRE QUESTÕES DE CIDADANIA, COMO OS DIREITOS À SAÚDE, À EDUCAÇÃO E A UM AMBIENTE SAUDÁVEL.

O PROJETO

 O PROJETO “JOVENS E SEU PODER CRIATIVO NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS” É COORDENADO POR FLAVIA FASSI SAMEL  E CONTA COM AS SEGUINTES FACILITADORAS: SORAIA MELO E SIMONE PETITET. TEM POR OBJETIVO PROMOVER A PAZ, O RESPEITO, A CRIATIVIDADE E A UNIÃO NOS PARTICIPANTES DEIXANDO CLARO QUE COM DIÁLOGO É POSSÍVEL FAZER UMA ESCOLA MAIS PACÍFICA E PRODUTIVA.

CONHEÇA MAIS: HTTP://WWW.CECIP.ORG.BR

SEGUNDA REUNIÃO, 03 DE OUTUBRO DE 2011:

AS ESCOLAS CIEP JOÃO GOULART, FRANCISCO CAMPOS E JOAQUIM NABUCO LOCALIZADAS NOS BAIRROS CANTAGALO, GRAJAÚ E BOTAFOGO RESPECTIVAMENTE, PARTICIPARAM DO 2º ENCONTRO.

APÓS UMA BREVE APRESENTAÇÃO, A FACILITADORA SORAIA MELO PROPÔS ALGUMAS DINÂMICAS:

 

EU TE AMO:

TODOS OS PARTICIPANTES ESTÃO SENTADOS EM UMA RODA. UM DELES INICIA O JOGO ESCOLHENDO UM PAR, DEPOIS FALA: NOME DA PESSOA + EU TE AMO (EX: SORAIA EU TE AMO). O PAR DEVE PERGUNTAR: “POR QUÊ?” E O PARTICIPANTE RESPONDE INFORMANDO ALGUMA CARACTERÍSTICA FÍSICA OU PSICOLÓGICA, OU ALGO QUE A PESSOA ESTEJA USANDO: ROUPA, ASSESSÓRIO, OBJETO E ETC.(EX: EU TE AMO PORQUE VOCÊ ESTA DE CALÇA JEANS).

QUEM NA RODA TIVER A MESMA CARACTERÍSTICA FÍSICA OU PSICOLÓGICA, OU ESTIVER USANDO O MESMO TIPO DE ROUPA, ASSESSÓRIO OU OBJETIVO QUE O PARTICIPANTE DA VEZ, DEVE TROCAR DE LUGAR (COMO A BRINCADEIRA DANÇA DAS CADEIRAS), QUEM NÃO CONSEGUIR SENTAR DEVE RECOMEÇAR O JOGO.

OBJETOS:

TODOS OS PARTICIPANTES ESTÃO SENTADOS EM UMA RODA, NO CENTRO DA MESMA HÁ UMA CAIXA COM DIVERSOS OBJETOS (LIVROS, CD´S, AGENDAS, PENTE, ÓCULOS, CAIXINHAS E ETC) CADA UM DEVE ESCOLHER O OBJETO QUE TENHA A VER COM SEU JEITO DE SER OU AS COISAS QUE GOSTA. DEPOIS QUE TODOS OS ENVOLVIDOS TIVEREM ESCOLHIDO O OBJETO, CADA UM VAI EXPLICAR O PORQUÊ DE TER ESCOLHIDO DETERMINADO OBJETO.

ASSIM AOS POUCOS, VAMOS CONHECENDO MAIS QUEM ESTA DO AO NOSSO LADO.

TIVEMOS RESPOSTAS COMO:

“- ESCOLHI ESSA CAIXINHA, PORQUE EU SOU COMO ELA: NA PRIMEIRA VISTA SOU FRIA, MAS QUANDO A GENTE ABRE A CAIXINHA DESCOBRE QUE PODE TER UM MONTE DE COISA LEGAL DENTRO DELA.”

“ESCOLHI ESSE LIVRO PORQUE ADORO LER POESIA E QUERO SER POETA E MÉDICO.”

“ESCOLHI ESSE ENFEITE DE NATAL PORQUE ADORO DATAS FAMILIARES, E LEMBRO DE MONTAR O PRESÉPIO COM MEU AVÔ QUANDO ERA CRIANÇA.”

OLHAR, VER E ENXERGAR:

OS PARTICIPANTES ESTÃO EM PÉ EM UMA RODA DE MÃOS DADAS. CADA UM DEVE OLHAR NO FUNDO DOS OLHOS DE QUEM ESTÁ DOS SEUS LADOS DIREITO E ESQUERDO COM O OBJETIVO DE ENXERGAR O OUTRO.

É EXPLICADA A DIFERENÇA ENTRE OLHAR, VER E ENXERGAR. ENQUANTO O PRIMEIRO E O SEGUNDO ESTÃO RELACIONADOS À SIMPLESMENTE PASSAR PELAS PESSOAS E PELAS COISAS SEM DAR A DEVIDA IMPORTÂNCIA A ELAS, O ÚLTIMO FOCA E MERGULHA , DANDO A DEVIDA ATENÇÃO E TENDO O CUIDADO DE DESCOBRIR O PRÓXIMO.

 LOGO APÓS DEMOS INÍCIO AO “PROCESSO FÓLIO” AO CONTRÁRIO DO PORTFÓLIO QUE APRESENTAMOS ALGO QUE ESTÁ PRONTO, O RESULTADO DE UM PROCESSO. O PROCESSO FÓLIO RELATA O ANDAMENTO DAS ATIVIDADES, OS ENVOLVIDOS PODEM ESCREVER, COLAR FIGURAS, OBJETOS, TUDO QUE SE RELACIONE DE ALGUMA FORMA COM O TRABALHO REALIZADO.

PARTICIPARAM DA REUNIÃO:

SORAIA MELO E SIMONE PETITET (FACILITADORAS); PATRÍCIA VIANA, PROFESSORA DE TEATRO, REPRESENTANTE DA ESCOLA FRANCISCO CAMPOS); RITA DE CÁSSIA, PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, REPRESENTANTE DO CIEP PRESIDENTE JOÃO GOULART; ALEXANDRA PERIARD, ESTAGIÁRIA DE LÍNGUA PORTUGUESA DA ESCOLA JOAQUIM NABUCO; MARIA AUGUSTA, SUPERVISORA ESCOLAR DA 2ª CRE E  ALUNOS DAS ESCOLAS: FRANCISCO CAMPOS, CIEP PRESIDENTE JOÃO GOULART E ESCOLA JOAQUIM NABUCO.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre Escola Joaquim Nabuco

A Escola Joaquim Nabuco foi inaugurada no dia 24 de janeiro de 1950, começando a funcionar em abril do mesmo ano, com 706 alunos matriculados. Esta localizada à Rua Dona Mariana, nº148 em Botafogo no Rio de Janeiro. Twitter: @Escola_JN
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s